domingo, 13 de setembro de 2009

Seu Lixo X Animais Marinhos


Como o lixo que você joga na praia afeta todo o ambiente marinho?

Anualmente, bilhões de toneladas de lixo são produzidas em todo o mundo, e boa parte deste vai direta ou indiretamente parar nos mares. Uma vez no ambiente marinho, o lixo pode causar doenças e até a morte dos animais , bem como penetrar na cadeia alimentar, vindo a envenenar o próprio ser humano.

A poluição das águas por elementos orgânicos e inorgânicos, como petróleo, lixo, esgoto, interfere na alimentação e locomoção e prejudica o ciclo de vida dos animais, constituindo-se numa das principais ameaças direta e indireta, pois degradam o ambiente marinho como um todo. Outra conseqüência é o prejuízo causado pela fuga dos turistas das praias poluídas.
Grande parte dos plásticos chega aos oceanos através de drenagem de rios que banham cidades costeiras que possuem falta de educação ambiental quanto ao destino do lixo e conservação do meio em que vivem, baixa taxa de reaproveitamento e reciclagem.
Corpos estranhos (plásticos, papéis de bala e de doces, tampinhas, pedaços de corda, etc) quando ingeridos podem bloquear o trato gastro-intestinal causando necroses ou ulcerações (machucados ou cicatrizes) nas tartarugas e outros animais marinhos.

É comum a ocorrência de tartarugas mortas por asfixia ao ingerirem sacos plásticos, que são confundidos com itens de sua cadeia alimentar, como águas-vivas ou algas.



Objetos cortantes causam infecções às vezes fatais e aparelhos de pesca constituem armadilhas fatais que matam por estrangulamento, ou prendem os animais impedindo-os de se alimentar, locomover, respirar na superfície, etc.
As coleiras circulares dos frascos de óleo (ou qualquer outro objeto com tal característica) envolvem os animais quando pequenos e ficam presas ao organismo que quando crescem causam ferimentos graves e deformações. Essas coleiras foram observadas em tubarões, peixes, focas, leões e lobos-marinhos e tartarugas.