terça-feira, 22 de setembro de 2009

Mortalidade de animais marinhos.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente há um registro muito grande de animais marítimos encontrado no litoral brasileiro. Biólogos e fiscais do Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis e Meio Ambiente (Ibama) estão preocupados com o aumento nos registros de mortes de animais marinhos. Este ano, 60 tartarugas, 10 baleias e sete golfinhos apareceram mortos na costa brasileira. Recentemente, apenas no litoral potiguar chega a aparecer um golfinho morto por semana.
Na última terça-feira, uma tartaruga mutilada foi encontrada na praia de Búzios e não morreu porque a ajuda chegou a tempo. O animal estava com duas nadadeiras, uma dianteira e outra traseira, amputadas. Segundo o Ibama, a mesma tartaruga já havia sido resgatada na costa paraibana. De acordo com a avaliação dos biólogos, o animal perdeu as nadadeiras ao se encalhar em redes de arrasto. Após o resgate, a tartaruga foi levada para o Aquário Natal, na Zona Norte, onde está em quarentena.
As causas dessa mortandade marinha são diversas, há várias tartarugas que são mutiladas por pura maldade, tem golfinho que morre preso entre as redes de arrasto das grandes embarcações e ainda tem aqueles que morrem por causa da ação predatória de subsistência.
A pesca artesanal está se aproximando cada vez mais da costa porque em alto mar fica difícil competir com as grandes embarcações. Essa aproximação da costa acaba interceptando as rotas de migração de algumas espécies que, por sua vez, acabam encalhando nas redes. Muitas vezes, os pescadores artesanais matam porque não têm noção do tipo de rede apropriada para a pesca na região, não entendem a importância da preservação dessas espécies e não sabem como prover o resgate.