![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW2kg-SvCkG5cUg6KLluaWkv0qXzZPqmE_J5ybM2fu809en5BV8gGn56811Za4ftxClNkvUiYE4jmCiXnQvA5R6mJvcSp2P0ofYPZyuzM2ybRmnPqMekMWrxRzHiCp4oh6Z_qnxj6HEqw/s320/BXK1986_12800.jpg)
As estrelas-do-mar constituem um grupo particular de animais marinhos, que compreende cerca de 1500 espécies presentes em quase todas as latitudes. É um equinodermo pentâmero, com um disco central e braços dispostos radialmente.
Não possuem dentes e a boca está geralmente protegida por uma espécie de armadura formada pelos espinhos mais internos dos sulcos ambulacrários.
Reprodução:
Reproduçao sexuada com libertação dos gametas na água e posterior fertilização externa.
Reprodução assexuada ocorre quando uma estrela se fragmenta, voluntariamente ou não, perdendo um dos seus braços com cerca de 1/5 do disco central, a estrela-do-mar “mãe” tem a capacidade de regenerar o braço perdido, e o braço perdido tem a capacidade de originar uma nova estrela-do-mar.
Alimentação:
Moluscos, crustáceos, vermes e outros invertebrados. As estrelas-do-mar são conhecidas quer pelo seu apetite quer pelas suas estratégias de alimentação. As espécies carnívoras predam sobre esponjas, bivalves, caranguejos, corais, poliquetas e outros equinodermes.
Ameaçadas de extinção:
Estrela do mar cometa ( Linckia Guildingii )
Estrela do mar ( Narcissia trigonaria )